Pediram pra eu explicar o que é "hype", já que esse é um termo conhecido por entusiastas de jogos competitivos. Hype é a tensão, ansiedade e gritaria que acontece antes, durante e depois de algum evento que chama muita gente.
Engraçado que no site oficial da Shoryuken (http://shoryuken.com), um dos posts de hoje foi exatamente "O que é hype?". E eles fizeram um vídeo muito bacana mostrando o que é hype.
Valeu, SRK!
Hoje inicio o comentário final sobre a EVO2k11 que devo postar a segunda parte nos próximos dias, e no final do post de hoje tem a coisinha legal que tanto prometi.
Daigo, Justin Wong, Alex Valle, NoaH e CJ Truth
Ok. É de prache sempre falarem que o Daigo isso, que o Daigo aquilo... Tentarei me manter imparcial, apesar de não conseguir [:
O sr. Daigo Umehara não teve uma EVO exemplar nesse ano, todos sabemos! Ele ficou em top 4 do Street com o seu famigerado Yun e não foi muito longe no Marvel. Não parece que foi como "prometido" num vídeo em que o sr. Umehara "chama pro pau" os jogadores norte-americanos.
É sr. Daigo, a cana é doce mas não é mole!
Por ser a referência mundial em Street Fighter, é de se esperar que o Daigo escute muita bobagem do tipo "ele só joga com personagem forte", críticas pesadas em cima de qualquer erro (ou o que as pessoas consideram como erro) e muita rivalidade desmedida.
Pode ser verdade que o Daigo tenha errado, ou não, em trocar seu personagem para o Yun, largando o Ryu órfão de pai. Na verdade isso não importa muito! O Yun é um ótimo personagem! Ele pode ser considerado OP (overpower, ou apelão), pode ter chovido Yun na EVO e chove Yun na internet, mas isso realmente não importa.
Tem personagens muito mais chatos de se encarar, como o Fei Long e sua velocidade difícil de acompanhar; C.Viper com seu burning kick cross-up (chute nas costas) que também é um saco; e na verdade, qualquer personagem é difícil de se encarar se o jogador é bom na sua execução!
A minha opinião sobre essa sequência "desastrosa" do Daigo é a de que ele dividiu mal o tempo dele entre o Street e o Marvel. Vemos outros competidores sofrendo do mesmo mal, e o exemplo mais notável é de Justin Wong. Ele que ganhou o campeonato norte americano de Mortal Kombat 9 (mas nem chegou no top 128), é um excelente jogador de Street (mas caiu no top 32) e foi campeão norte americano de Marvel vs Capcom (mas só pegou top3).
Por outro lado, temos o Tokido, compatriota de Daigo e colega no time da MadCatz. Ele não ganhou nenhum campeonato, isso é verdade, porém ele ficou em terceiro no BlazBlue, sétimo no Tekken 6, e quinto no Street. E aí?
Qual seria a diferença entre Tokido e Daigo, se eles são jogadores de excelência e ambos mandam muito bem nos campeonatos que participam? Enquanto Tokido seria apenas um japonês monstruoso chamado de "killer" nos campeonatos, o Daigo tem uma responsabilidade aparente MUITO maior que a do Tokido, já que Daigo é considerado um monstro nos jogos desde 1998, ano que participou da primeira EVO, ano em que ganhou a alcunha "The Beast" e ano que destruiu Alex Valle no Street Fighter Alpha(ou Zero) 2.
O peso da responsabilidade!
Alex Valle... Chegaram a ver algum jogo dele? Ele parece que já passou dos 30 anos! Mas pera, é verdade! Ele já deve ter passado mesmo! Em 1998 ele perdeu pro Daigo de 17 anos e isso faz 13 anos! Logo, 17 + 13 = 30! Putz, então o Daigo tá com mais ou menos 30 anos e pelo que parece, o Valle deve ter uns dois anos a mais. Então o Valle teria seus 32 anos? Puts cara, idade meio complicada hein?
Não sei o que eles fazem da vida pessoal deles, aonde trabalham e etc. Mas é fácil de ver que eles estão próximos de uma idade relativamente avançada para e-sports. Me lembro da WCG da Bielo-Rússia, em 2004, ano que o país se segmentou da Rússia.
Tinha um time de CS 1.6 que tinha um jogador de 28 anos! Só eu acho isso meio complicado? Hoje o cara tem 35 anos de idade, e qual foi a projeção da carreira dele? Como não me lembro do nome, não consegui pesquisar isso. Mas digamos que ele só jogava profissionalmente. Qual é seria a situação atual dele? Será que ainda tem reflexos de quando ele tinha 28 anos ou menos?
Esse tipo de preocupação é comum nos atletas esportivos e em qualquer jogador profissional. O que será que eles farão? Qual mercado irá absorvê-los? Temos uma quantidade razoável de jogadores de alto nível em idade de risco!
De outra forma, temos a nova geração chegando aos campeonatos! CJ Truth e NoaH são exemplos claros disso, junto com gamerbee (que entrou no cenário no ano passado). Existe uma grande renovação dos jogadores a todo ano, a toda década. Mas uma outra coisa é interessante de ser levada em pauta: quais jogos?
De 3 anos pra cá, a capcom se focou MUITO em fazer o Street Fighter 4 e as suas sequências. Qual será a próxima? Na Comic-Con foi apresentado um curta falando que os Darkstalkers não estão mortos! Temos o Street Fighter vs Tekken chegando também, sem contar com o possível erro da Capcom com o Ultimate Marvel vs Capcom 3. Mas ainda assim, acho que a Capcom deveria investir em algo revolucionário e diferente. Street, apesar de muito bom, saturou um bocado.
Como prometido, anuncio aqui a primeira promoçãozinha do BlogDeLutinha! É uma coisa bem sussa, então não me xinguem, por favor o.o.
É só preciso seguir no Twitter @daniel_asiatico e @BlogDeLutinha e Tuitar Twittar "@BlogDeLutinha Promoção de capinhas de controles no BlogDeLutinha http://blogdelutinha.blogspot.com #BlogDeLutinhaPromo" para entrar na promoção. No dia 16 eu revelarei o primeiro vencedor, no dia 18 revelarei o segundo. O vencedor do primeiro dia estará excluso do segundo.
A promoção é o sorteio de uma capa de controle de PS3 / X-Bacon X-BOX 360. O primeiro vencedor irá escolher qual capinha levar. Se o segundo vencedor não quiser a capinha sorteada, re-sorteiarei!
Abraços e boa sorte a todos!



Nenhum comentário:
Postar um comentário