Foi mal galera, tentei cumprir com a data do sorteio mas o DealExtreme não permitiu. Os produtos ainda não chegaram, e quando chegarem, eu farei o sorteio propriamente dito. Mais uma vez, foi mal.
Galera, começou a GamesCon, mas não tou com tempo hábil pra escrever muito sobre ela. Na verdade, nem tive a oportunidade de ver ainda. Quem quiser saber mais a respeito, confira o post do blog que um amigo meu escreve: coloco o link assim que sair no blog lá!
Beleza, agora é só nozes. Comecei a jogar MK9 com o pessoalzinho aqui de casa e estão rolandos altos combos de alguns personagens! Combo do Justin Wong do Kung Lao, combos médios de Smoke, Kitana, Cyrax e Kenshi. Muito bacana.
O que realmente despertou um sentimento de culpa/alívio/dúvida, foi o fato da mecânica do MK ser mais fácil que a do Street. Beleza, eu tou pegando o Street um pouco mais sério, tentando outros personagens, e até mesmo comprei um Arcade Stick pra me aventurar em outras águas. Mas mesmo assim, com 3 partidas de Kitana, tava emendando poucos combos de 25% de vida sem usar Enhanced moves, nem X-Ray Moves.
Tudo isso me motivou a fazer esse post.
Gostaria de dizer que sou fã incondicional de Street apesar da CRAPCOM flertar como mercenária, vendendo atualizações/rebalanceamento como outro jogo e também vendendo skins que não alteram o game play.
Mas o que realmente importa agora é a dificuldade de execução dos combos de dificuldade média e avançada. Se você trocar o tempo de treino de P-Linking, combos médios, FADCs por um tempo de treino igual no MvC3 ou no MK9, você terá mais profundidade na mecânica e fluência das partidas.
Num churrasco de amigos decidimos levar o PS3 e uma pancada de jogos. Little Big Planet 2, Super Street Fighter 4 e Marvel. Estávamos em 3 que sabíamos jogar um pouco, 1 pessoa que joga muito esporadicamente e 4 que não sabiam nem que os botões faziam. Uma das 4 pessoas era uma amiga que decidiu jogar Marvel com o namorado que também não sabia muito.
Cara, foi épico!
Camiseta da BrokenTier. Mash é destruir os botões
Ela esmagava o controle de milhões de formas diferentes e gritava "Fulano, você ousa bater numa mulher? Vou te processar pela Maria da Penha!!" etc etc... O pior de tudo é que ela estranhamente ganhou algumas vezes do namorado, e então decidimos jogar um pouco contra ela. Foi o que dá pra se imaginar, um massacre. Mas pq?
Treino? Facilidade dos comandos? Facilidade em emendar os combos que tiram 60% da vida de um personagem? Mas pq? O que a Crapcom almejou com tudo isso?
Matutei dias sobre o assunto e talvez cheguei numa resposta. Não sei se não tem alguma relação, mas o MvC é destinado ao público norte-americano, assim como o MK9. Não quero tecer nenhum argumento desnecessário e agressivo, mas por que esses jogos são tão mais fáceis? Ou melhor... Por que raios o Street é tão difícil?
Elitimo de jogadores que conseguem ter precisão de FRAMES nos golpes? Pra quem não sabe, o Street roda a 60 frames por segundo, ou seja, são 60 "fotos" que passam pela tela a cada segundo pra garantir a animação.
Não é raro ver links de 2 ou 3 frames em combos do Street. Links são golpes que se pega um, pega o outro também. Agora veja bem, são 60 fps e os links são de 2 ou 3 frames entre dois golpes. Então você teria que apertar o botão em 30 milisegundos. Pô... Carai! Peraí, isso tá meio rápido, mas existem formas de conseguir. ACREDITEM, tem e não é miuto fácil.
E se você erra o link? Existe um movimento de recuperação do golpe, que é quando o personagem volta pra posição "natural" dele. Nesses frames, você não consegue defender. Ah, então se eu errar um link difícil eu tomo pancada do oponente? E se ele souber encaixar as coisas, danou-se!!
Mas se você me perguntar se tem alguma coisa no Street que ensina de leve como fazer as coisas, eu te respondo que sim! Existem alguns Trials, que são combos que o Street "ensina" vc a fazer. Mas o super bacana dos trials é que eles são que nem alguns professores do Departamento de Matemática: ensina a somar, logo depois te pergunta uma raiz de um polinômio de quarto grau e na hora do vamo-vê, cai integral tripla de duas variáveis com logarítmo.
Da hora! Valeu Crapcom! É bem assim que vocês fazem os seus fãs virarem masoquistas!
Ó o que vocês da Capcom obrigam a gente a fazer!
Bom, paro por aqui dessa vez...
Nos próximos posts devo começar uma sequência intitulada Matches on NerdMode, uma sequência de reviews de personagens diversos de jogos diversos (provavelmente terá mais personagens de Street do que o resto) e o "Rumo ao Ansatsuken" que será de dicas e comentários queajudam.
Abraços!
FADCs a todos!


Huehuehuhuhe a ilustração do Ryu tocando piano é totalmente verdadeira com relação a esse jeito "Street Fighter" de ser para os combos. Boa man.
ResponderExcluirAh é, o Ryu está p-linkando o piano. Hahahaha.
ResponderExcluirDeal Extreme calotando é foda...
ResponderExcluirEu tambem já tive problema com importação. Tratava-se da versão de colecionador de um jogo, que aliás, estava a preço de jogo normal, porém extraviou. =(
ResponderExcluir